Projeto de alimentação solidária, capacitação e reinserção social

• doe pix •

O Ação de Rua

Foto: Natalia Cesar

Foto: Natalia Cesar

O Ação de Rua

Contra a fome e pela democratização da comida boa para todes

O Ação de Rua SP é um projeto de alimentação solidária que começou a ser desenvolvido em meio à crise econômica e sanitária provocada pelo surto de Covid-19 que atingiu o mundo no ano de 2020.

No Brasil, a pandemia acendeu um holofote para as diferenças sociais, evidenciando que as pessoas em situação de extrema vulnerabilidade seriam as mais afetadas tanto do ponto de vista da saúde como o social.

Esse cenário motivou as amigas de infância Katia Ciccone e Joana Saruê a criarem o Projeto Ação de Rua SP, que tem como objetivo, para além de apenas alimentar quem tem fome, democratizar a comida de boa qualidade, preparada com ingredientes de ótima qualidade e técnicas de gastronomia para levar a pessoas em extrema vulnerabilidade uma refeição que a fazem sentir acolhidas e respeitadas como cidadãs e seres humanos.

Mesmo após a pandemia, pesquisas indicam que no Brasil 127,2 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar, 33 milhões passam fome e no estado de São Paulo a fome atinge cerca de 6 a 7 milhões de habitantes.

O Ação de Rua constituiu uma rede de cozinheiros voluntários, colaboradores e uma equipe fixa de cozinha. Os cozinheiros participantes se empenham em preparações que fogem do básico executando pratos de restaurante e que as pessoas fazem em ocasiões especiais em suas casas como por exemplo, ragu de pernil com polenta, chilli texmex, frango thai, feijoada especial (com carnes selecionadas), bobó de camarão, bacalhau, galinhada, entre outras. A intenção é elaborar refeições que não apenas alimentem, como também despertem emoções positivas, conforto e bem-estar. 

O Ação de Rua SP também objetiva trabalhar na capacitação e reintegração social de pessoas vulneráveis. A equipe fixa que atua em cozinha, no projeto, integra  ex-moradores de rua que estão sendo capacitados em todas as funções envolvidas no trabalho em uma cozinha industrial, que prepara refeições em grande escala. 

Ainda sem um local de cozinha fixo e próprio, o Projeto busca apoio de empresas privadas e entidades diversas para ampliar a capacitação em cozinha para pessoas em situação de rua e para quaisquer outras.

Foto: Natalia Cesar